sexta-feira, 28 de março de 2008

Fim do mundo

Olá de novo (hoje estou inspirado, aliás, ontem tive várias ideias.. hehehe)

Conversando com o pessoal que estuda comigo, é muito interessante ouvir a opinião que eles tem sobre o mundo e sobre o destino da humanidade.

Geralmente, a visão é uma catástrofe. A maioria está totalmente descrente na humanidade e nas ações do homem. Mas por quê? A tecnologia avança a passos largos, a medicina daqui a pouco será até mesmo capaz de ressucitar os mortos, as pessoas estão mais "próximas". O que está errado?

A visão geral é: somos parasitas. Consumimos os recursos das coisas que estão próximas até a sua total extinção.

Mesmo com toda essa balbúrdia na preservação do ambiente, efeito estufa, aquecimento global, continuamos comprando mais carros. A venda de carros aumentou horrores nos últimos anos. Continuamos presos a velhas premissas mesmo sabendo que isso está na verdade acabando com o todo. O que importa, afinal, é o conforto..

C#r#l#o, por que ao invés de comprar mais carros não cobramos melhores meios de transporte? Além de mais econômicos, diminuem os congestionamentos, a poluição, propicia a interação entre as pessoas, até pra ler um bom livro.

E não só com os carros. Isso foi só para exemplificar. As nossas "más" ações está por toda parte, desde maltratar algum subordinado até aceitar propinas para realizar um trabalho.

Enquanto continuarmos presos às nossas velhas premissas, tendemos a continuar parasitas e não pensar no que está acontecendo. Tudo interage entre si, mas não conseguimos enxergar. Isso é um problema de quem? Nosso?

Não. E sim. Acredito piamente na influência da sociedade sobre as nossas opiniões. Mas acredito também sobre o poder que temos de nos questionar e refletir sobre o que acontece.

Enquanto formos incapaz de pensar, estaremos condenando o mundo ao nosso redor.

A cena que prevejo para o futuro é a mesma que termina o filme "O Exterminador do Futuro 3".
O filme termina com um vírus de computador tomando conta de todos os computadores do mundo (inclusive os militares) e disparando as ogivas nucleares que os países deixam bem escondidinhas nas "áreas 51" da vida.

Até a próxima.

5 comentários:

Nilton Cavalini disse...

Cara,

Eu tenho uma visão mais religiosa do fim do mundo. Acredito que em algum ponto da história da humanidade, os homens se afastaram do Grande Projetista e despresaram suas instruções. Como somos dotados de liberdade de escolha, Deus teria tolerado isso por um tempo para nos mostrar como somos tolos se não seguimos suas orientações.
Se Há alguém tão inteligente que tenha criado isso tudo com tanta complexidade dinâmica e de detalhes, porque nos deixaria ao léu? Por isso, penso que chegará um dia em que o Dono disso tudo vai reclamar seu direito de coordenar as coisas. Então tudo será como deveria ter sido desde o começo.

Nilton Cavalini disse...

Cara,

Eu tenho uma visão mais religiosa sobre o assunto.
Acredito que em algum ponto da nossa história, a humanidade escolheu desprezar as orientações do Grande Projetista. Como somos dotados de liberdade de escolha, esta situação foi tolerada para que se provasse que nossas escolhas não podem desconsiderar as Leis (todas elas) sobre as quais o mundo foi construído.
Mas também acredito que vai chegar a hora, quando tudo estiver mais do que provado, em que Ele vai colocar as coisas no eixo novamente. Então tudo vai ser como deveria ter sido.

Alexandre Sousa disse...

Eu tenho uma visão menos religiosa.
Acredito que as opções que temos são poucas. Ou tomamos jeito, ou tudo vai pro brejo.
Mas, a tecnologia está aí para manter o parasitismo humano.
Quando tudo tiver indo pro brejo, uma parte migra para outro planeta para continuar o parasitismo e outra parte fica aqui pra lidar com as consequencias.

Anônimo disse...

Ótimo texto Alexandre!

Bem cara, eu acho que ainda dá tempo para humanidade tomar alguma providência para conter isso, mas o que eu acredito mesmo é em uma grande mudança forçada, teoria do caos amigo.

Nilton Cavalini disse...

Veja, bem, Alexandre.

Tudo no mundo indica um projeto inteligente. Eu sei que os alguns da elite pensadora odeia uma alusão a isso, mas não há como negar que a intrincada complexidade do nosso universo não poderia ter surgido por mero acaso.
Se não estamos aqui sem causa, então deve haver um propósito, pois é outra lei natural que toda causa tenha um propósito.
Se há propósito, tenho certeza de que o objetivo não seja essa baderna que vivenciamos, já que um universo tão organizado (e põe organizado nisso) não é padrão para a "zona" que os humanos aplicaram ao nosso planeta.
Logo, acredito que um dia, a CAUSA vai fazer valer seus propósitos e então vamos experimentar uma força bem maior do que o Chaos, colocando as coisas em ordem.
Essa idéia não é absurda e nem sem base. O livro religioso mais antigo do mundo tem uma explicação bem coerente sobre o por que de o mundo estar assim. Tão coerente que me convenceu. E eu não me considero um crédulo simplório.